publicado em 27/08/2025

A reforma tributária pode impactar negativamente a renovação de frotas para locadoras.

A reforma tributária proposta pelo governo pode encarecer a compra de carros para locadoras devido a um descompasso entre os créditos e os tributos durante o período de transição, que vai de 2027 a 2032. Atualmente, a revenda de veículos é uma das principais fontes de receita para as locadoras, que representam quase 30% das vendas anuais de carros no Brasil.

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), juntamente com outras entidades do setor, como Anfavea e Sindipeças, alertou que, se a regra atual for mantida, haverá dupla tributação e as empresas poderão repensar a compra de novos veículos, o que pode impactar a fabricação de automóveis no país.

O Ministério da Fazenda está estudando duas soluções sugeridas pelas empresas para resolver o problema: a criação de um “crédito presumido” ou um “fator de redução”. Este último é a opção preferida do ministério, segundo a matéria. A questão já está sendo discutida na Câmara dos Deputados para que a alteração seja feita antes da aprovação final.

leia a matéria completa em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/06/19/transicao-da-reforma-encarece-compra-de-carro-por-locadoras-e-pode-afetar-fabricantes.ghtml

Últimas Notícias

Conte com a nossa expertise para
alcançar os melhores resultados.

Agende sua consultoria

fale conosco